quinta-feira, 29 de novembro de 2012


Atividade 2.6

Planejando uma atividade com hipertexto ou internet

Tema: O uso da tecnologia nas aulas de leitura.

Justificativa: Na sociedade contemporânea, a leitura e a escrita assume um papel importantíssimo na promoção do desenvolvimento individual e social. Por isso, tanto se tem refletido sobre a forma de incentivar e motivar as pessoas para a leitura, em especial as crianças e os jovens em desenvolvimento escolar.


Objetivo geral: Promover o desenvolvimento da leitura por meio do uso das TICs, tornando as aulas de leitura mais dinâmicas e agradáveis aos alunos.


Objetivos específicos:
    Aproveitar o interesse dos alunos nas tecnologias da informação e comunicação e utilizar este interesse no aperfeiçoamento da prática de leitura.
    Promover  situações motivadoras de leitura envolvendo os vários gêneros textuais.
    Oferecer situações desafiadoras de leitura  através  do uso das TICs.
    Selecionar procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e interesses (ler para divertir, para obter informações, para seguir instruções, etc).
    Selecionar textos diversos de acordo com a faixa etária e ano escolar dos alunos.
   

Pessoal envolvido: Professor em uso de biblioteca (PUB), professores regentes da turmas.

Duração: Durante todo o ano letivo.

Recursos utilizados:
    Humanos: professores e alunos.
    Materiais: sala de biblioteca com computador, acesso a internet e Dada show.

Desenvolvimento:
    Conversa informal com o alunos buscando perceber qual o domínio que eles possuem em relação a utilização de informática.
    Busca na internet de textos instrucionais, manchetes, reportagens, histórias em quadrinhos, fábulas, contos de fadas, contos, anedotas, piadas...
    Exploração dos textos com leitura silenciosa, leitura oral,  questionamentos, debates.
   
Avaliação:
    A avaliação será continua e individual prevalecendo os aspectos qualitativos. Através do desenvolvimento do projeto perceber a evolução da capacidade de leitura dos educandos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário