quarta-feira, 28 de novembro de 2012


Atividade 2.3

Conceituando hipertexto

Hipertexto é um texto que lhe permite acessar outros textos que esclarecerão palavras ou situações que foram mencionadas. Observe a definição trazida pela Wikipédia, a enciclopédia livre.

“Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.

O sistema de hipertexto tornou-se famoso e divulgado com a internet, mas esta ideia de esclarecer palavras, ou partes do texto, com outros textos já era utilizado pela enciclopédias de papel.

A ideia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia.

Alguns autores defendem que o hipertexto acontece apenas nos ambientes digitais, pois estes permitem acesso imediato a qualquer informação. A internet, através da WWW, seria o meio hipertextual por excelência, uma vez que toda sua lógica de funcionamento está baseada nos links. (Wikipédia)

Mesmo que tais autores não entrem em acordo, a nós, interessa desfrutar dos benefícios que o hipertexto nos proporciona. Como professores utilizá-lo enriquecendo e muito nossas aulas.

O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita. (Wikipédia)

Vale sempre lembrar que a utilização do hipertexto e Internet pelos alunos é algo que deve ser orientado e fiscalizado, para que o objetivo da aula não seja desviado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário